Bahia Turismo

Praia do Forte

O Tempero no Forte, não poderia ter escolhido melhor lugar para realizar o Festival. A beleza natural do lugar, aliada a sua vila aconchegante é o local ideal para viver grandes momentos. Confira um pouco de Praia do Forte, sua história e alguns dos seus atrativos.

Praia do Forte

A antiga aldeia de pescadores deu origem ao que é hoje Praia do Forte, um lugar que ainda preserva características rústicas, com detalhes requintados e modernidade. Acredita-se que a formação do vilarejo tenha começado em torno da fortaleza que o fidalgo português Garcia D’Ávila mandou construir, ainda no século XVI, para dar mais proteção ao lugar. Tinha a finalidade de armazenar as mercadorias que chegavam à costa da colônia, pelo mar, e que depois seriam enviadas para Salvador. Muitas famílias começaram a se instalar na região atraída pela chegada de mudas de côco que os colonizadores portugueses traziam da Ásia. Alguns homens se dedicaram ao plantio e colheita, outros se tornam marinheiros ajudando na travessia de pessoas e mercadorias no Rio Pojuca, e outros ainda, dedicaram-se à pesca. Era o início do povoamento das terras próximas ao Forte.

Primeira fortificação portuguesa militar e residencial do Brasil, o Castelo Garcia D’Ávila ou a Casa da Torre, como também é denominada, é um dos mais importantes e significativos monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Por suas características medievais, é considerada a única construção do gênero nas Américas. O Castelo começou a ser construído em 1551 por Garcia D’Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral Tomé de Souza. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 1938. Hoje é um dos principais pontos turísticos de Praia do Forte. Representado por suas ruínas, o Castelo oferece ao visitante uma bela vista para o mar. A Capela de São Pedro dos Rates é a parte mais antiga – e mais preservada – do histórico Castelo. Conhecida por Capela de Todos os Santos, deu origem à sede e só foi concluída em 1624.

Em 1835, todo o conjunto foi abandonado pelos descendentes de Garcia D’Ávila. Após as obras de recuperação, na década de 1980, o Castelo foi transformado em fundação e hoje funciona como Parque Histórico Garcia D’Ávila. Há no local um museu que mostra todo o processo das obras de recuperação das ruínas e tem um acervo precioso de louças portuguesas e peças indígenas que foram recuperadas durante as escavações e catalogadas pelo Iphan. O parque é visitado por estudantes e recebe milhares de turistas anualmente.

Outro cartão postal de Praia do Forte é a Capela de São Francisco de Assis. A igrejinha, hoje toda recuperada, fica em frente à praia do Porto. Contam que foi construída pelos pescadores em 1900. No altar estão as imagens de São Francisco de Assis, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, e nas paredes telas do pintor baiano Carlos Bastos retratando a via sacra. A sua localização privilegiada, compondo com o mar e as embarcações, é o cenário ideal para a realização de casamentos, não só dos nativos, mas de visitantes de diversas partes do Brasil que escolhem Praia do Forte para casar.

A Vila

A Vila é o point e o coração de Praia do Forte. Charmosa, descolada, é o lugar do footing, onde jovens, crianças e senhores passeiam sem compromisso. Um papinho aqui outro ali ou uma geladinha aqui e um jantarzinho ali e finalmente… Tudo termina em um famoso bar ou em um café local. Com lojas descoladas e de grife a Vila da Praia do Forte é marcada pelo bom gosto em sua ambientação.

O lugar possui um charme especial onde o rústico combina com o sofisticado criando um clima de verão que encanta visitantes durante o ano inteiro. Além de desfrutarem das belezas de um lugar tropical, os turistas têm a sua disposição uma excelente infraestrutura completa de lazer, serviços e produtos. Praia do Forte é pura diversidade. O diferencial é que na Vila não transitam carros, só bicicletas e as famosas bicitaxi.

Na Vila, a Gastronomia tem um destaque especial, são dezenas de bares e restaurantes com uma variedade de opções de dar água na boca. São oferecidos desde os famosos beijús da casa de farinha e os deliciosos quitutes da baiana de acarajé às cozinhas mais sofisticadas, como a francesa, italiana e japonesa.

A vida noturna de Praia do Forte é repleta de muita alegria, música e gente bonita circulando pelos bares, que agitam até de madrugada. Para os que gostam de programas mais tranquilos, a opção é sair para um passeio noturno, principalmente nos dias de lua cheia.

É na Vila que se encontre a Capela de São Francisco de Assis, um dos mais famosos cartões postais da Praia do Forte. Localizada em frente á praia do Porto, onde estão ancorados os barcos de pesca. Muitas festas, e manifestações populares, nasceram em torno da igreja, entre elas: Ramo, Comédias, Padroeiro, Caretas, Reisado e Puxada de rede.

As Praias

Belas praias de água quente, piscinas naturais, areia branca, vasto coqueiral e mar calmo. São as características que tornam a Praia do Forte um destino inesquecível, com paisagens para todos os gostos. Conheça um pouco de cada uma:

Um dos pontos mais procurados é a Praia do Papa Gente, com suas piscinas não muito rasas que possibilitam deliciosos mergulhos para contemplar cardumes de peixes coloridos.

Próximo ao Papa Gente temos a Praia do Lord. Na maré baixa forma-se uma grande piscina natural onde pode-se beber e apreciar iguarias da culinária baiana servidas aos banhistas dentro do mar.

Já a Praia do Porto fica em frente à igreja de São Francisco de Assis e repleta de barracas que servem iguarias baianas. Lá ficam atracados os barcos de pesca. Quase uma baía, ideal para nadar e para a farra da criançada.

Para caminhadas à beira mar a praia ideal é a do Eco Resort. Pode-se ir até Itacimirim ou Guarajuba e, no retorno, tomar um banho em local reservado e tranqüilo, com ondas pequenas e um píer no meio do mar. Praia ideal para a prática de windesurf.

Esta é a Praia do Forte. Diversos locais maravilhosos para banho de mar. Difícil é escolher o melhor… Venha descobrir a sua praia preferida.

Fotos: Eduardo Moody e Adriano Paiva | Matéria de www.praiadoforte.org.br

 

PATROCÍNIO:

Nestlé Profissional Adega Tio Sam Bebidas Fomento a Cultura

APOIO REALIZAÇÃO:

Prefeitura de Mata de Sao Joao Sebrae Senac Turisforte Secretaria de Turismo

APOIO EXECUÇÃO:

Abrasel LG Outlet Premium Bahia CM Venturoli Faculdade Ruy Barbosa Nubia Sonja Tivoli Hotels & Resorts

APOIO INSTITUCIONAL

Central de negócios Abrasel

APOIO DIVULGAÇÃO:

Container Conssecionaria Litoral Norte

CURADORIA TÉCNICA E PRODUÇÃO GERAL

Tereza Paim 2D Markeitng Promocional
 
 
 

Edições Anteriores: 2011 | 2012