17 de nov de 2013
Deny Brasileiro – Atelier Laoviah
Artista e educadora paulista, se encantou com a Bahia e aqui encontrou a inspiração para desenvolver seus trabalhos com paixão, criatividade e material reciclado.
Nos trabalhos atuais, utiliza arame, papel e acrílica e reproduz personagens que nos chamam para celebrar a alegria de viver com arte, movimento e cultura criativa. São palhaços, pierrots, arlequins, colombinas, mágicos, dançarinas, fadas, duendes, bailarinas, sambistas, esportistas, meninos e meninas com sua moda cheia de cores, euforia e fantasia.
A pintura em gamelas de madeira também fazem parte desse universo de formas, cores e fantasia.O importante é sonhar e realizar.
Contato: 9908 5259
www.facebook.com/atelierlaoviah
Ignêz Morbeck e José Virgílo
Arte da Terra
Há 8 anos a baiana Ignêz e o mineiro José Virgílio se juntaram para criar e produzir trabalhos com madeira, cabaças, fibras naturais, compondo instrumentos musicais, luminárias, objetos decorativos e utilitários, resolveram trocar talentos e criaram o “Arte da Terra”.Atualmente moram em Arembepe, onde tem o atelier e uma lojinha.
Contato: 71-3624-3219 – Cel:71-8702-1704,9215/8891-464
[email protected] /[email protected]
Barrochic
Elisabeth Franca
Carioca de nascença e baiana de profissão, foi em Salvador que conheceu a Arte da cerâmica. Apaixonada pelo estilo rústico, desenvolveu flores que combinam com a beleza natural no barro. Como BarroChic, tem apresentado suas flores com talos de vime, sendo reconhecida em lojas e exposições.
Contato: 3019 1006/9260 8319
[email protected]
Xênia Pinheiro
Artista plástica e artesã, apaixonada por cores e pela estética pop e art folk. Seu trabalho mistura técnicas e muita criatividade em peças decorativas para diversos ambientes e situações.
Contato: 3240 0765/88167126
Galeria Mosaicos Reciclados – Diva Maria e Ivan
Elevar o lixo do lugar comum ao extraordinário, usar de requinte, criatividade e responsabilidade socioambiental pra transformar uma comunidade histórica na busca por princípios de liberdade e vida alternativa, em um referencial também de arte, cultura e empreendedorismo.Essa foi a forma que o casal encontrou para proteger o meio ambiente e mostrar que responsabilidade sócio-ambiental consumo e produção sustentáveis. A matéria-prima utilizada para criação são embalagens plásticas de produtos como xampus, condicionadores, cremes, frascos de produtos de limpeza e de óleo para motor de carro.
Nos quadros, as cores vibrantes que emprestam aos ambientes a alegria e frescor da cultura baiana, que em sua miscigenação congrega a mistura, o espírito livre e o sobrenatural. O litoral e os seus encantos completam esse verdadeiro mosaico de cultura e expressão popular.
Contato: (71) 8747-0759/8775 9015
Márcio Moura Nogueira
Iniciou a cerâmica no Colégio. Em seguida montou atelier e continuou até hoje. Fez uma especialização na Itália e trabalhou como professor por mais de 25 anos e produz peças a mais de 30 anos.Trabalha em cerâmica feito a mão e a esmaltação é feita em forno a gás. Utilitários, azulejos e esculturas. Mora na Praia do Forte
Contato: 9997 6607
Bernardo Gonzaga
Artesão
Sustentabilidade é um tema antigo, mas que está em alta e não deixa de ser atual. Além de colaborar com o meio ambiente, a reciclagem de materiais pode ser fonte de renda, como é o caso do artesão Bernardo Gonzaga, que trabalha com vidro em Salvador.
Responsável pela Bergon Design, Bernardo desenvolveu e patenteou uma ferramenta para corte de garrafas de vidro, com o auxílio de uma arquiteta. Com as peças cortadas, desenvolve produtos inovadores e úteis para o cotidiano das pessoas, como castiçais, pisos, cortinas e muitos outros objetos, sempre repaginando os produtos com design moderno e funcional.
Bernardo acredita no vidro como um material atual e nobre, que deve ser aproveitado ao máximo e defende que as pessoas devem obter conhecimento quanto à sustentabilidade e ao reaproveitamento de materiais diversos no cotidiano. Além de criar e vender suas peças, o artesão leciona sobre corte de vidro em cursos específicos.
Contato: 71 92478522
End: Rua Gregório de Mattos Largo do artesanato
Centro Histórico Salvador
Moradora de Arembepe há 16 anos essa mineira baiana, vem juntando pedaços, compondo, decompondo, dando formas a partir de pequenos pedacinhos de pano que com temáticas africanas, conta um pouco da história da nossa cultura afro brasileira.São mosaicos de vinil reciclados, telas de composição em tecidos, almofadas, capas de agendas, lap top, flores, pimentinhas, móbiles,todos feitos com técnica de patchwork.
Contato: 99911840
[email protected]
Katia Brochado – Gato Criativo
Arte em tecido
Sapatilhas confortáveis, em tecidos africanos e com couro de vestuário, organizadores de bolsas, carteiras, bonecas, colares em couro, pulseiras, flores de tecido. Pegadores de panela, luvas e outros utensílios de cozinha.
Contato: 9987 7135
[email protected]
Preta Brasil
Luana Bonfim
Trabalha com biojóias, colares, chaveiros, broches e bolsinhas.Trabalhos feitos em madeira, cerâmica e coco. Seu carro chefe são os colares de sementes.
Contato: 87427574 / 91761830
www.pretabrasil.com
[email protected]
A Cultuarte é um empreendimento coletivo, com o objetivo de divulgar e fortalecer a cultura afrodescendente, através da produção artesanal, moda e decoração, garantindo condições dignas de vida a mais de cinquenta famílias, e a prática dos princípios estabelecidos pelo comércio justo e solidário.
Contato: 9941 5200
www.cultuartebahia.com
[email protected]
Ana Santos
Arte em Côco – Utensílios de cozinha, objetos de decoração
É um artesanato feito de modo a aproveitar os recursos renováveis, trazendo assim um mutualismo junto com a natureza.Artesanato feito com a casca do coco, dela saem farinheiras, açucareiros, porta- guardanapos, descansos de panela, pegadores de saladas, conchas, colheres, etc .” Eu moro no Açuzinho a 2 km de Praia do Forte , trabalho na feirinha a 12 anos , quando fiz um curso de artes com coco em 2001 ministrado pelo SEBRAE . Nasci em Recife – PE, e moro aqui na região a quase 20 anos.Procuro sempre explorar o máximo e aproveitar o côco, sempre inovando meu artesanato”
Contato: 36672117 / 81397855
[email protected]
Nice Costa
Nascida em Salvador-BA, costureira, artesã, designer de moda, em sua marca NICE COSTA (moda, estilo e arte), busca fazer um link entre moda e espiritualidade em suas produções, nas cores, tecidos e simbologia em sua ancestralidade.
Dentre as técnicas desenvolvidas está a valorização do trabalho das trançadeiras através da customização de bocapio, (sacolas feitas de palha), mudando o conceito de sacola de feira para um estilo despojado. Mandalas , divindades e cestos de palha criados a partir de sousplat de palha de carnaúba, máscara e tecido africano. As estampas suas cores e desenhos a inspiram no processo criativo.
Contato: 30190559/92831129/83443905
[email protected]
Arte em Palha
Associações de Praia do Forte, Diogo, Estiva, Curralinho, Açuzinho e Sauípe
Contatos: AADAS – Diogo – 9938 1421/9938 8462 – AVS-Sauípe – 9918 5138/3629 1028/3629 1254 Mãos Nativas – Sauípe – 9935 8462 – AAPA Sauípe – 9932 4022 – Curralinho – 9961760
Projeto Floresta Sustentável
O Projeto conseguiu unir o desenvolvimento econômico e o bem estar social, assegurando maior estabilidade ao empreendimento coletivo das comunidades tendo como um dos objetivos a comercialização de produtos da agrofloresta e do artesanato da Cooperativa Artesanal e Agroflorestal Amigos da Terra – CAFAT, fomentada pelo projeto, ofertando serviços associados, bem como de beneficiamento da cadeia produtiva, baseados nos princípios da sustentabilidade, contribuindo para a conservação dos recursos naturais, aliados a geração de emprego e renda que visem a melhoria da qualidade de vida da população.
Artesanato:
Utilização de elementos oriundos da floresta, em especial a casa do coco da piaçava. O material é retirado de forma sustentável, sem prejudicar a flora e dá origem a acessórios como anéis, colares, utilitários, porta-cartões, entre outros.
Agrofloresta:
Fortalecer a comunidade local e preservar o meio ambiente através da produção e comercialização de mudas nativas, frutíferas, ornamentais e medicinais, mel, azeite de dendê,frutas diversas, doces, hortaliças, verduras e pimentas.
Contato: www.florestasustentavel.org.br
Paraíso Dos Gulosos
Um armazém gourmet que oferece geleias, licores caseiros, cachaças, sais e pimentas, entre outros produtos naturais. O Paraíso dos Gulosos está localizado na Praia do Forte (Bahia). Cciado por um casal italiano, que juntou a tradição culinária da “Velha Bota” com temperos e sabores da Bahia e do nordeste brasileiro.
Contato: 71 36760654 /9293 1800
www.paraisodosgulosos.com
[email protected]
Bolos das Meninas
O Bolo das Meninas é uma empresa de Bolos Caseiros e foi criado pensando na praticidade para o dia a dia.Nada como pensar e já ter um delicioso bolo prontinho para levar a mesa com receitas da vovó.
Temos os sabores de Laranja, Goiabada, Aipim, Tapioca, Milho Verde, Chocolate e Mesclado.
Além dos tradicionais, temos Iogurte Natural com Canela, Diet com banana e Castanha do Pará, Tapioca com Doce de Leite.
Especialmente para o Festival Gastronômico de Praia do Forte, criamos o Bolo de Pão de Queijo com carne desfiada e banana da terra.
Contato: 9655 0420
[email protected]
Edições Anteriores: 2011 | 2012
Informações: (071) 8122-5061 | [email protected]
Twitter: @temperonoforte
Facebook: https://www.facebook.com/TemperoNoForteBahia